domingo, 8 de maio de 2016

MARCA PROCURA VOCALISTA PARA CONCERTO EM LISBOA…


Bem que podia ser um daqueles anúncios que surgiam, semanalmente, na Blitz nas décadas de 80 e 90. A banda é australiana e o vocalista "recrutado" é americano. A marca são os AC/DC que, não obstante as polémicas que resultaram em poucas dezenas de bilhetes devolvidos face a centenas de pessoas que ainda tentavam ter bilhete, deram a oportunidade a Lisboa de ser a primeira cidade do Mundo a testemunhar um momento histórico.

Os holofotes do Planeta incidiram sobre Lisboa, e não passava por cá nenhuma final da Liga dos Campeões ou do Campeonato do Mundo de Futebol. Era o rock que vendia e vendeu a nível mundial, no passado sábado, a Cidade das Sete Colinas. Os AC/DC passavam, novamente, por Lisboa com a estreia do seu terceiro vocalista (Axl Rose) nestes 43 anos de História, de uma das mais respeitadas e consistentes marcas do Mundo.

No entanto, como aprendemos e lemos, quase diariamente, uma marca deve evoluir. Se uma marca permanece estagnada em determinada altura (como a atual) onde as mudanças são diárias, corre o risco de se tornar irrelevante e de ficar de fora do radar dos consumidores contemporâneos e das suas exigências. Esta linha entre evolução e consistência é muito fina, mas o que contou sempre para os AC/DC foi o que a banda/ marca representou e representa na mente dos seus fãs e consumidores, qual o seu posicionamento junto destes, e não, propriamente, o posicionamento que alguma indústria tenha pretendido atribuir. Foi isso que fez com que a banda de Angus Young (uma das maiores marcas anti-age do Mundo, a par de Iggy Pop, Mick Jagger, Keith Richards ou até do nosso Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés) ultrapassasse tendências e estéticas como o glam, punk, hair-rock, grunge, rap, hip-hop, ou simplesmente, a música pop.

A promessa da marca está lá, esteve sempre lá: músicas sobre rock 'n' roll, festas, mulheres, diversão e conduzir com velocidade. Aqui, sabemos que nunca vamos encontrar músicas sobre injustiças sociais ou as angústias do coração, pois esse não é o território da marca AC/DC, que alinhado com o seu logo icónico, os seus palcos, o guarda-roupa, constrói uma identidade e relevância que a levou há um mês a ser "namorada" pela Gucci. Bem como lhe permitiu ultrapassar controvérsias com as substituições de vocalistas, a doença mental de um dos seus fundadores, Malcom Young, os problemas do baterista com a justiça e até curvar São Pedro, que durante horas deu tréguas e assistiu de camarote a este acontecimento histórico no Passeio Marítimo de Algés.

Como construir uma marca destas? É como dizem os AC/DC: «It's a long way to the top».

Sem comentários: