quinta-feira, 11 de outubro de 2012

«JÁ OUVISTE ISTO?» ARTIGO DA BRANDS LIKE BANDS PARA A MEIOS & PUBLICIDADE SOBRE O TEMA CENTRAL DA IVª CONFERÊNCIA BRANDS LIKE BANDS


Um dos muitos prazeres que temos desde sempre com a música é a oportunidade de a podermos partilhar, o que acontece desde os tempos do vinyl quando as pessoas se juntavam em casa de alguém para ouvir as últimas novidades e que a Portugal chegavam sempre com largos meses de atraso. Mas mesmo sem ser necessário recuar tantos anos, quantos de nós é que nunca ouviram ou disseram: «Já ouviste isto? Tens que ouvir…» E passávamos posteriormente à apresentação e à partilha. Conheci muitas bandas através de pen friends onde partilhavamos cassetes. E foi assim que conheci bandas como os Green Day e outras bandas igualmente provenientes do circuito punk californiano, que se tornaram, com o passar dos anos, multi-platinadas, vencedoras de Grammys e prémios da MTV. A excitação era enorme e a recomendação era natural.

A música é e será sempre algo valorizado e preservado pelas pessoas que a ouvem. Não sendo de modo algum diferente quando uma marca quando dá ao consumidor a oportunidade de experimentar um produto ou serviço. A música deu-nos sempre esta pista onde qualquer produto para além de ter o seu valor acrescentado deve ser igualmente recomendável.

Nesta era digital torna-se cada vez mais decisivo as marcas assumirem este comportamento de viverem a vida do seu público, em olhar para fora das suas quatro paredes, em estar na rua, garantindo que pertencem ao tempo em que vivem, percebendo o que se passa à sua volta, procurando inspiração no mundo real, tal como acontece com qualquer banda de sucesso. É na rua que se sentem as tendências e as mudanças. Mas é importante após essa auscultação assumir a direcção. As marcas tal como as bandas só têm seguidores se estiverem um passo à frente, entusiasmando por isso o seu público externo e interno. Criando fãs, pessoas que partilham a mesma paixão, desfrutando experiências que os fazem sentir parte de algo incrível. É é esta envolvência que, no caso das bandas, faz com que a compra não seja um fardo, porque incorporam os valores da banda, comportando uma forte carga emocional. Sendo também o preço concernente com o valor percepcionado da experiência obtida.
É esta ligação entre bandas e fãs que faz com que as marcas se aliem cada vez mais à música, sem os controlar ou inundá-los com programas ou mensagens de marketing indesejados. É nessa altura que as marcas podem entrar no quarto e/ou na sala do seu público, ouvindo música juntos, permitindo-lhes espalhar a mensagem da marca de forma autêntica, significativa, relevante, em toda parte e nos termos definidos pelos próprios consumidores. «Já ouviste isto? Tens que ouvir…» Artigo Meios & Publicidade, Fernando Gaspar Barros - Brands Like Bands/Empresas Rock

Sem comentários: