sexta-feira, 11 de junho de 2010

UMA LIÇÃO DE BRANDING NA TRAGÉDIA DO GOLFO DO MÉXICO

As imagens da tragédia do Golfo do México não podem deixar ninguém indiferente, é o que todos nós pensamos e foi o que pensaram igualmente os responsáveis da Procter & Gamble, que detêm a Dawn, um sabonete líquido que é o único produto aprovado para o uso em animais que tenham sido embebidos em óleo.

Obviamente que ninguém na Procter & Gamble pretendia que tivesse ocorrido esta catástrofe. Mas o facto é que tiveram a visão estratégica em assumir um protagonismo exactamente oposto ao da BP, trabalhando desta forma o posicionamento da marca Dawn.

Na embalagem da Dawn temos a indicação que na compra deste produto estamos a doar 1 dólar para salvar a vida selvagem (ver vídeo). Mas para activarmos a nossa doação, temos que ir a http://www.dawnsaveswildlife.com/ (reparem nas cores do site e nos animais). Neste site vemos as fotos dos animais que iremos resgatar e conhecemos alguns campeões da vida selvagem no Facebook: http://www.facebook.com/dawnsaveswildlife. É nesta plataforma que são relatadas as histórias sobre o resgate dos animais, com fotos onde se promovem as organizações que estão fazendo o trabalho duro.

A Dawn não se afirma como “herói” nesta estória, eles escrevem sobre o que realmente nos interessa, sobre esta tragédia de maiores proporções que o Katrina e não sobre o seu produto. Após as imagens que correm o Mundo de animais enterrados em crude, eles (Dawn) celebram e comunicam quando os animais regressam ao seu ecossistema, ensinam-nos como podemos proteger e salvar animais e assumem a liderança sobre esta matéria. E o facto é que a esta data já foram doados cerca de meio milhão de dólares.

A Dawn para além de se diferenciar afirmou-se como uma marca autêntica e genuína exactamente o contrário daquilo que tem sido acusada a BP, durante esta crise. Para além disso mantém o nosso interesse e esforço, mesmo que tenhamos ou não animais.

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